Concordo com você que isso de 2012 é bobeira, mas isso que você fez se chama "falácia do apelo à autoridade".
[/quote]
Não, não é. Falacia do apelo a autoridade seria se eu usasse o nome de alguma pessoa específica mais ou menos famosa e/ou reconhecida como sendo um argumento. Eu afirmo que astrônomos sabem mais de astronomia que astrologos, misticos ou religiosos. Os astronomos podem errar? Claro, mas o método científico é auto-corretivo.
Portanto temos a opinião dos astrônomos que apontam para um consenso, e podemos tranquilamente ignorar opiniões de astrólogos, misticos, etc...
Eu aconselho que voce leia:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/metodos-cientificos.htm[/quote]
Citar "a comunidade dos astrônomos" continua sendo apelo à autoridade, sim. Em teoria, não importa se toda a comunidade acadêmica diga X, se não tiverem evidências pra mostrar, não vale de nada. O método científico positivista ignora completamente o que a comunidade científica diz, só ligando pra o que ela tem pra mostrar.
A coisa fica diferente se você tá falando do método científico de Kuhn, esse sim considera a comunidade, mas é só porque ele tenta dar uma visão mais política da ciência.
Então, pra mim, o importante é: sem evidências a favor da Astrologia, portanto sem crença em Astrologia.
Agora me respondam, se isso fosse verdade, como se pode provar algo desse tipo se todas as provas foram destruidas pelo tempo e a tradição oral é falha e sem precisão alguma? Se não existe fósseis, construções , nada a não ser um punhado de dentes de hominidios de milhões de anos atraz?
F.Hágabo, ainda que tal civilização tivesse existido, a ciência trabalha com evidências. Propor essa hipótese seria científico, sim. Propor hipóteses, por mais absurdas que sejam, é sempre científico. Porém, defender tal hipótese não seria.
A um cientista, é dado que seja extremamente criativo com hipóteses e extremamente cruel ao jogá-las na lata do lixo por não terem suporte material.
A ciência não é perfeita. Ela é frágil e muitas vezes falha. Ela não seria capaz de descobrir que tal civilização tecnologicamente avançada existiu. Mas, ainda assim, é a melhor forma que temos pra saber sobre o mundo.